ELEMENTOS PARA A ESCUTA E ANÁLISE DO JOGO DA VOZ NO SIMBÓLICO

Autores

  • Pedro Souza

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5640

Palavras-chave:

Voz, Enunciação, Subjetivação, Discurso

Resumo

Pretendo, neste artigo, mostrar de que maneira a voz pode ser abordada como objeto simbólico, ou seja, fenômeno constituído no limite de algum procedimento interpretativo aplicado a um preciso processo de subjetivação. Para tanto, escolhi me ocupar da entrevista que Elis Regina concedeu ao programa Ensaio, em 1973. Metodologicamente, presto atenção aos pontos de transição entre a fala e o canto cometidos pela entrevistada na relação com seu entrevistador. O objetivo da análise é explicitar o jogo da voz materializando sonoramente uma enunciação que acontece no limiar de certa ordem de discurso, ou seja, a que rege a formação da música popular brasileira e o sujeito que nela se constitui cantando.

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Biografia do Autor

Pedro Souza

Professor associado IV na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisador na área de Teoria e Análise Linguística e Análise de Discurso, com contribuições estendidas à Teoria da Literatura. Universidade Federal de Santa Catarina, Endereço: Centro de Comunicação e Expressão. Campus universitário, Trindade, CEP: 88010-970 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476, Telefone: (48) 3319581, Brasil E-mail: pedesou@gmail.com.

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Publicado

2015-06-16

Como Citar

Souza, P. (2015). ELEMENTOS PARA A ESCUTA E ANÁLISE DO JOGO DA VOZ NO SIMBÓLICO. Reflexão E Ação, 23(1), 221-237. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5640

Edição

Seção

Educação, Linguagem e Arte