O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA: DILEMAS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS DE UM PROFISSIONAL INICIANTE

Autores

  • Raimunda Maria da Cunha Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5718

Palavras-chave:

Coordenador Iniciante, Dilemas, Desafios, Diários de Aula

Resumo

A questão principal que fundamenta esta pesquisa diz respeito ao papel do coordenador pedagógico, principalmente o coordenador iniciante nesta função, bem como seus dilemas e desafios. Tem como objetivos: compreender a função do coordenador pedagógico e suas respectivas atribuições, identificar os principais dilemas e desafios do coordenador iniciante e reconhecer através de suas percepções as marcas do seu trabalho no que se refere aos aspectos objetivos e subjetivos. A metodologia utilizada foi qualitativa e o instrumento de coleta de dados foram os diários de aula, seguindo as orientações de Zabalza. Para lidar com os dilemas da função, o coordenador precisa vencer desafios, como: aprimorar sua própria formação, estabelecer relações de harmonia, respeito e profissionalismo, construir um trabalho coletivo fundamentado na discussão de ideias para mudar a cultura escolar sem imposição, mas por necessidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro

Doutora em Educação pela PUCRS de Porto Alegre-RS. Professora Adjunta I DE da Universidade Estadual do Piauí, no curso de Pedagogia. Endereço: Rua Desembargador Amaral, 1584 – CEP: 64980-000 – Centro – Corrente-P, Brasil. Endereço eletrônico: raicribeiro@ig.com.br

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Ribeiro, R. M. da C. (2016). O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA: DILEMAS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS DE UM PROFISSIONAL INICIANTE. Reflexão E Ação, 24(2), 59-78. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5718

Edição

Seção

Artigos