EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E JOGOS DE LINGUAGEM NA ESCOLA: REVERBERAÇÕES

Autores

  • Leonidas Roberto Taschetto
  • Claudia Glavam Duarte

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5794

Palavras-chave:

Educação Matemática Escolar, Realidade do Aluno, Racionalidade, Linguagem

Resumo

O presente texto busca, num primeiro momento, pensar sobre proposições que têm sido colocadas à Educação Matemática, interrogando a pretensão de universalidade da matemática acadêmica para, em um momento posterior, analisar uma das implicações para a Educação Matemática Escolar. De forma específica, desde Wittgenstein, na segunda parte do texto, problematizamos a verdade que se propagou e se enraizou no discurso educacional ao afirmar a necessidade de se trabalhar, a partir da realidade do aluno, em sala de aula a fim de se atribuir significado à matemática escolar. Sustentamos a impossibilidade de tal empreendimento, argumentando que os jogos de linguagem da matemática escolar e aqueles que constituem as práticas sociais, apesar de guardarem semelhanças de família entre si, são distintos e a “passagem” de um jogo de linguagem pertencente a uma forma de vida para a outra, não garantiria a permanência do significado. Antes sugere sua transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonidas Roberto Taschetto

Pesquisador CNPq. Doutor em Educação pela UFRGS, com período doutoral na Université de Paris VIII. Professor Adjunto no Programa de Pós-graduação em Educação – UNILASALLE, Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas. Endereço: Avenida Cristóvão Colombo, 139, 208, CEP 90560-003. Endereço eletrônico: leontaschetto@yahoo.com.br.

Claudia Glavam Duarte

Pesquisadora CNPq. Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora Adjunta. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da UFRGS, Campus Litoral Norte. Endereço: Travessa Sapiranga 1275, Centro, Tramandaí-RS. Endereço eletrônico: claudiaglavam@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Taschetto, L. R., & Duarte, C. G. (2015). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E JOGOS DE LINGUAGEM NA ESCOLA: REVERBERAÇÕES. Reflexão E Ação, 23(1), 186-203. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5794

Edição

Seção

Educação, Linguagem e Arte