LEITURA LENTA DA OBRA DE ARTE COMO PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO ESTÉTICA: CONTRIBUIÇÕES DE MARX E VIGOTSKI

Autores

  • Priscila de Souza Chiste Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5825

Palavras-chave:

Educação Estética, Arte, Vigotski, Marx

Resumo

O artigo sinaliza, por meio de pesquisa bibliográfica, uma proposta de Educação Estética em diálogo com estudos de Marx e Vigotski. Através das teorias marxianas, apresenta reflexões sobre Estética no contexto contemporâneo e, com Vigotski, busca compreender pressupostos da Educação Estética. Sugere um caminho, a partir das Artes Visuais, para se educar esteticamente diante do conceito de leitura lenta da obra de arte. Considera que uma das possibilidades para alcançar tal intento é proporcionar intensos, diversificados e contínuos encontros com obras de arte, mediar leituras de imagens que evidenciem tanto os aspectos poéticos e intertextuais quanto os formais dessas obras, ampliados pelo conhecimento do universo do artista e dos modos de legitimação e divulgação das obras e, por fim, propor assuntos relacionados com os interesses dos educandos.

Downloads

Biografia do Autor

Priscila de Souza Chiste, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, atua como professora de dois programas de pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Chiste, P. de S. (2015). LEITURA LENTA DA OBRA DE ARTE COMO PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO ESTÉTICA: CONTRIBUIÇÕES DE MARX E VIGOTSKI. Reflexão E Ação, 23(1), 276-302. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5825

Edição

Seção

Artigos Temáticos