LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL: O BLOG COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO

Autores

  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Sabrina Bagetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana Sales Jacques Universidade Federal de Santa Maria
  • Iris Cristina Datsch Toebe Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5837

Palavras-chave:

Linguagem como prática social, Gênero conto, Blog, Interação colaborativa

Resumo

A linguagem - sistema de signos (verbais e não verbais) - constitui-se como meio de interação social. Enquanto professoras e pesquisadoras da Educação, compreendemos o ensino de língua portuguesa como práticas pedagógicas inovadoras, nas quais o estudante, sujeito social ativo, constitui-se ao interagir com o outro. A integração das tecnologias em rede, nesse contexto de inovação, é ação prevista nas políticas públicas para o ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Nesse sentido, desenvolvemos pesquisa-ação com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental público municipal, planejando práticas de produção textual - gênero conto - integrando a tecnologia em rede Blog. Os resultados, advindos do movimento cíclico da pesquisa-ação, analisados à luz da categoria interação colaborativa, permitem inferir que a integração do Blog é uma proposta de inovação nas práticas de ensino - efetivo e significativo - de língua portuguesa. Assim, argumentamos que a produção textual pode potencializar a interação através de uma situação específica de comunicação: a produção de contos e o seu compartilhamento por meio do Blog. Palavras chaves: Linguagem como prática social; Gênero conto; Blog; Interação colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação, Departamento de Administração Escolar, Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Endereço: Av. Roraima nº 1000, prédio 16 sala 3182. CEP 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Endereço eletrônico: elena.ufsm@gmail.com

Sabrina Bagetti, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Endereço: Av. Roraima nº 1000, prédio 16 sala 3182. CEP 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Endereço eletrônico: sabribagetti@gmail.com

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Endereço: Av. Roraima nº 1000, prédio 16 sala 3182. CEP 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Endereço eletrônico: juletras.jacques@gmail.com

Iris Cristina Datsch Toebe, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Endereço: Av. Roraima nº 1000, prédio 16 sala 3182. CEP 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Endereço eletrônico: iristoebe@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Mallmann, E. M., Bagetti, S., Sales Jacques, J., & Datsch Toebe, I. C. (2015). LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL: O BLOG COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO. Reflexão E Ação, 23(1), 348-370. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5837

Edição

Seção

Artigos Temáticos