A AUTORIA NO ENLACE EQUÍVOCO DAS POSIÇÕES DE SUJEITO

Autores

  • Suzy Lagazzi

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5872

Palavras-chave:

Autoria, Equívoco, Discurso, Ensino, Posição de sujeito

Resumo

A identificação de alunos e professores em diferentes posições de sujeito é o grande ponto de investimento deste texto no qual a preocupação principal fica sintetizada na pergunta: que posições são essas que compõem o cenário da prática docente? Tendo como perspectiva teórico-metodológica a Análise do Discurso Materialista, a autora se fundamenta em Pêcheux, Orlandi, Gallo, Pfeiffer, Fedatto e Machado. Considerando as condições de produção da prática docente, a autora entrelaça o conceito de posição de sujeito e a noção de equívoco para compreender a produção do conhecimento enquanto gesto de autoria. Assinala a necessária busca de condições para que o desejo de saber e a identificação com o conhecimento estejam em contradição com a hierarquia da autoridade de saber, de modo que a apropriação dessa autoridade passe a ser um processo de responsabilização dos sujeitos professores e alunos pelos sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzy Lagazzi

Professora Doutora do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571. Barão Geraldo, Campinas, SP. CEP 13083-859. slagazzi@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Lagazzi, S. (2015). A AUTORIA NO ENLACE EQUÍVOCO DAS POSIÇÕES DE SUJEITO. Reflexão E Ação, 23(1), 238-250. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5872

Edição

Seção

Educação, Linguagem e Arte