O MODELO CURRICULAR DA LEI 5.692/1971 DURANTE A DITADURA MILITAR PARA O CURSO DE MAGISTÉRIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E EM SANTA CATARINA

Jéferson Silveira Dantas

Resumo


Este artigo procura discutir as implicações pedagógicas trazidas pela implementação da Lei 5.692/1971 no contexto da Ditadura Militar (1964-1985) e os seus efeitos na formação docen-te no Brasil e em Santa Catarina, sobretudo, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ante-riormente denominado de ensino primário. Além disso, tal estudo procura empreender uma análise da reorganização curricular no ensino de 1º e 2º graus em conformidade com a reestru-turação produtiva do capital, contando para isso com o apoio de determinados intelectuais orgânicos que apoiavam o regime militar.

Palavras-chave


Lei 5.692/1971; Curso de Magistério; Formação Docente

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v23i2.5880

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