“APRENDENDO E ENSINANDO UMA NOVA LIÇÃO” POR MEIO DA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DO PARFOR/TOCANTINÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.6073Palavras-chave:
Parfor, Formação de Professor, Ensino, AprendizagemResumo
No presente artigo aborda-se o aprender e o ensinar com base na experiência educativa vivenciada por acadêmicos em formação pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, com foco no curso de Pedagogia, ofertado pelo Campus de Tocantinópolis. O caminho percorrido passa pela discussão da formação de professores em serviço e focaliza, com maior ênfase, os contextos social e histórico em que as políticas de formação de professores foram criadas. Busca-se extrair elementos que possibilitem refletir a centralidade da formação acadêmica inicial do pedagogo que atua no mercado de trabalho. Além disso, pretende-se desvelar, por meio da formação em serviço, os caminhos percorridos pelos sujeitos, suas expectativas e dificuldades enfrentadas, bem como os desafios da universidade como instituição promotora de formação, destacando-se o trabalho dos professores e, desse modo, contribuir e assegurar a qualidade da formação desses profissionais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.