A ALFABETIZAÇÃO MUSICAL E OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
  • Tadeu Aparecido Malaquias

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6086

Palavras-chave:

Alfabetização musical, Paradigmas educacionais, Educação Musical

Resumo

O artigo apresenta as concepções atuais de alfabetização musical e suas relações com as questões paradigmáticas da educação, expondo os diferentes tipos de paradigmas e suas modificações. A possibilidade de apresentar, relacionar e debater as questões referentes aos paradigmas e às contribuições de autores para a alfabetização musical, caracterizando o egresso, são outros objetivos deste trabalho. A relevância do tema está no escasso debate sobre os paradigmas na educação musical e na possibilidade que o seu estudo pode proporcionar ao educador no processo de alfabetização musical. De natureza bibliográfica e documental, o estudo se fundamenta nos trabalhos de Schafer (1992, 1997) e Swanwick (1979, 2003, 2014). Os resultados apontam para a nova tendência da alfabetização musical, que passa a ter um compromisso inclusivo, tornando-se acessível não só ao estudante que tem como objetivo ser um músico profissional, mas também a pessoas de diferentes contextos sociais.

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Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

Mestre e doutora em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, Curitiba, Paraná, Brasil 80215-901, Endereço eletrônico: alboni.vieira@pucpr.br, alboni@alboni.com.

Tadeu Aparecido Malaquias

Mestre em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, Curitiba, Paraná, Brasil 80215-901, Endereço eletrônico: alemaohn4@hotmail.com.

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Vieira, A. M. D. P., & Malaquias, T. A. (2016). A ALFABETIZAÇÃO MUSICAL E OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS. Reflexão E Ação, 24(1), 329-347. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6086