MATEMÁTICA PARA A CIDADANIA: DISCURSOS CURRICULARES SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS

Autores

  • Bruna Fagundes Antunes Alberton
  • Adriana da Silva Thoma

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6383

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Educação Matemática para Surdos, Língua Brasileira de Sinais, Identidades Surdas, Discurso

Resumo

Neste artigo analisamos os discursos sobre Educação Matemática e como eles constituem as práticas desenvolvidas com alunos surdos. Como material de análise consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da área de Matemática para o Ensino Fundamental e os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de três escolas para surdos. As análises são feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Michel Foucault (1996). Também dialogamos com Viana e Barreto (2014) e Borges e Nogueira (2013) para pensar sobre Educação Matemática, bem como com Hall (2000), Thoma e Klein (2010) e Thoma (2012) para discutir sobre identidades, diferença surda, currículo, cultura e poder. Nos PCN e PPPs analisados, é bastante presente o discurso de que sujeito surdo precisa construir conhecimentos matemáticos para se constituir um cidadão participativo, crítico, justo e autônomo. Assim, nosso recorte aqui, são os discursos sobre Matemática para a Cidadania.

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Biografia do Autor

Bruna Fagundes Antunes Alberton

Possui graduação em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2010) e em Letras/Libras pela Universidade Federal Santa Catarina (2011) - polo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de Estudos Culturais em Educação, sob orientação da profa. Dra. Adriana Thoma, com Bolsa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Certificada pelo Exame Nacional de Proficiência (PROLIBRAS) no Uso e no Ensino da LIBRAS – Nível Médio e Nível. Atualmente é professora Assistente I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED). Coordenadora voluntária do Fórum de Estudos Surdos na área de Matemática, Física e Química (FESAMFQ). Endereço: Rua Panamaricana, 150/apto 301 – Bairro Jardim Lindóia – Porto Alegre/RS, Brasil. CEP: 91050-000. Endereço eletrônico: brunafantunes@gmail.com

Adriana da Silva Thoma

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado (1997) e doutorado em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED) e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU). Coordenadora do Grupo de Pesquisas SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Identidades e Subjetividades. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Endereço: Rua Santa Rita, 53/apto 407 – Bairro Floresta – Porto Alegre/RS. CEP: 90220-220. Brasil. Endereço eletrônico: asthoma@terra.com.br

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Publicado

2015-12-08

Como Citar

Alberton, B. F. A., & Thoma, A. da S. (2015). MATEMÁTICA PARA A CIDADANIA: DISCURSOS CURRICULARES SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS. Reflexão E Ação, 23(3), 218-239. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6383

Edição

Seção

Educação de surdos: políticas e práticas