INIMIGOS PERIGOSOS. CONTROLE POLÍTICO E REPRESSÃO SOBRE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA, DURANTE A ÚLTIMA DITADURA NO URUGUAI (1973-1984)

Autores

  • Leonor Berná Zanotta

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6389

Palavras-chave:

Educação, Ditadura, Uruguay, Professores

Resumo

Este artigo tenta descrever os principais mecanismos de controle e repressão que se aplicaram contra o coletivo docente de Educação Secundária* durante a última Ditadura. Procuramos mostrar como, no esquema do controle político que impôs a Lei 14.101, a Intervenção de 1975 procura converter o sistema educativo numa ferramenta de disciplinamento e legitimação do regime. Com este propósito, vão intensificar-se as sanções e destituições de todos os trabalhadores do ensino que não demonstrassem estar comprometidos.

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Biografia do Autor

Leonor Berná Zanotta

Leonor Berná, Profesora de Historia, egresada del Instituto de Profesores Artigas (IPA), Diplomada en Historia Económica por la Facultad de Ciencias Sociales, de la Universidad de la República (UDELAR) y estudiante de la maestría en Ciencias Humanas, opción Estudios Latinoamericanos, de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, UDELAR. leonorberna@gmail.com.

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Zanotta, L. B. (2015). INIMIGOS PERIGOSOS. CONTROLE POLÍTICO E REPRESSÃO SOBRE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA, DURANTE A ÚLTIMA DITADURA NO URUGUAI (1973-1984). Reflexão E Ação, 23(2), 141-169. https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6389

Edição

Seção

Ditadura(s), educação e memória