CONTROVÉRSIAS SOCIO-PEDAGÓGICAS NA CAPACIDADE DE SER SUJEITO: DA DEPENDÊNCIA A AUTONOMIA

Autores

  • Jordi Planella Universitat Oberta de Catalunya

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6431

Palavras-chave:

Dependência, De Autonomia, De Subjetivação, De Pedagogia Social, Auto-Determinação

Resumo

O artigo propõe uma análise crítica de duas das categorias, que operam de forma relevante nas teorias e práticas relacionadas com a Pedagogia Social. Ele está estudando como a subjetividade é cega chamou a idéia de autonomia ou se, pelo contrário, pode ser baseada em uma interpretação positiva da idéia de dependência. Para este artigo faz uma análise terminológica e pedagógica dos seus usos e abusos.

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Biografia do Autor

Jordi Planella, Universitat Oberta de Catalunya

Catedrático de Pedagogía Social en la Universitat Oberta de Catalunya. Coordinador del Laboratorio de Educación Social (UOC).

Publicado

2015-12-08

Como Citar

Planella, J. (2015). CONTROVÉRSIAS SOCIO-PEDAGÓGICAS NA CAPACIDADE DE SER SUJEITO: DA DEPENDÊNCIA A AUTONOMIA. Reflexão E Ação, 23(3), 299-314. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6431