A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DOS POVOS ATINGIDOS POR BARRAGEM

Autores

  • Sérgio Roberto Moraes Corrêa
  • Severino Bezerra da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6451

Palavras-chave:

MAB, Educação, Pedagogia do Movimento

Resumo

O presente texto faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O locus da pesquisa foi o Município de Tucuruí, no Estado do Pará, onde foi construída a Hidrelétrica de Tucuruí, um dos grandes projetos do modelo desenvolvimentista conservador, que produziu grandes impactos sociais e ambientais e provocou o surgimento de movimentos sociais de resistência, como o MAB. Como recorte, esse texto se propõe a analisar a proposta de Educação do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). Como resultado, verifica-se que essa proposta de educação expressa a emergência de uma Pedagogia do Movimento dos Povos Atingidos por Barragem, que se posiciona num campo crítico e contra-hegemônico.

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Biografia do Autor

Sérgio Roberto Moraes Corrêa

Doutor em Ciências Sociais, Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia. Endereço: Condomínio Salinas, Torre 10, aptº 208. BR 316, Km 15. Marituba-PA, Brasil. Endereço eletrônico: sergiorcm2001@yahoo.com.br

Severino Bezerra da Silva

Doutor em Ciências Sociais, Mestrado em Sociologia Rural e Graduação em História. Endereço: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I. Castelo Branco. Joao Pessoa-PB, Brasil. Endereço eletrônico: severinobsilva@uol.com.br

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Corrêa, S. R. M., & Silva, S. B. da. (2016). A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DOS POVOS ATINGIDOS POR BARRAGEM. Reflexão E Ação, 24(1), 348-365. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6451