MARCAS DE ORALIDADE NO CADERNO KZUKA – UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS

Autores

  • Angela Dillmann Nunes Bicca
  • Ana Paula de Araujo Cunha
  • Raquel Neutzling Bierhals

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6583

Palavras-chave:

Jornalismo, Oralidade, Pedagogias Culturais, Identidades

Resumo

Neste estudo, buscamos compreender como as marcas de oralidade presentes no jornalismo estão implicadas na constituição de identidades culturais juvenis. Sob a perspectiva dos Estudos Culturais, discutimos, a partir da abordagem discursiva da Representação Cultural, os modos como o Caderno Kzuka – periódico semanal do jornal gaúcho Zero Hora – promove uma forma de Pedagogia Cultural, ao incorporar expressões e elementos tipicamente juvenis ao texto escrito no semanário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Dillmann Nunes Bicca

Doutora em Educação, pela UFRGS. Endereço: Rua Pinto Martins 271, apto 204. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço eletrônico: angela.bicca@hotmail.com

Ana Paula de Araujo Cunha

Doutora em Letras, pela UFRGS. Endereço: Praça Vinte de Setembro, 455 – Sala 321b. Pelotas-RS, Brasil. Endereço eletrônico: cpead.anapcunha@gmail.com

Raquel Neutzling Bierhals

Especialista em Linguagens e pesquisadora do GP-Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias. Jornalista da UCPEL e UFPEL. Endereço: Rua Gomes Carneio, 1, sala 444, bloco B. Pelotas-RS, Brasil. Endereço eletrônico: quelbier@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Bicca, A. D. N., Cunha, A. P. de A., & Bierhals, R. N. (2016). MARCAS DE ORALIDADE NO CADERNO KZUKA – UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS. Reflexão E Ação, 24(1), 382-401. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6583