BOTANDO CORPO, (DES)FAZENDO GÊNERO. UMA FERRAMENTA PARA A PESQUISA-INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6923Palavras-chave:
Corpo, Gênero, Sexualidade, Interseccionalidade, EducaçãoResumo
Esse artigo apresenta o percurso de experimentação de uma metodologia de pesquisa-intervenção no campo da educação escolar, com ênfase para o estudo das relações de gênero, sexualidade e gerações em interseccionalidades com outros marcadores sociais de identidade e diferença. Buscou-se com o presente estudo compreender como determinadas posições de sujeito se produzem e quais mecanismos de inteligibilidade e negociações de significados encontram-se presentes em determinados contextos da educação escolar, no mesmo instante em que nos alojamos na perspectiva tática da reversibilidade das formas de objetivação das subjetividades e das desigualdades sociais decorrentes destes discursos através da formulação de ferramentas para a pesquisa-intervenção. Os resultados dessa experimentação metodológica apontam que pesquisa-intervir pode funcionar no sentido de alerta a que estamos ativamente envolvidos na disputa dos processos de significação do corpo, gênero e sexualidade cotidianos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.