BOTANDO CORPO, (DES)FAZENDO GÊNERO. UMA FERRAMENTA PARA A PESQUISA-INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Fernando Altair Pocahy

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6923

Palavras-chave:

Corpo, Gênero, Sexualidade, Interseccionalidade, Educação

Resumo

Esse artigo apresenta o percurso de experimentação de uma metodologia de pesquisa-intervenção no campo da educação escolar, com ênfase para o estudo das relações de gênero, sexualidade e gerações em interseccionalidades com outros marcadores sociais de identidade e diferença. Buscou-se com o presente estudo compreender como determinadas posições de sujeito se produzem e quais mecanismos de inteligibilidade e negociações de significados encontram-se presentes em determinados contextos da educação escolar, no mesmo instante em que nos alojamos na perspectiva tática da reversibilidade das formas de objetivação das subjetividades e das desigualdades sociais decorrentes destes discursos através da formulação de ferramentas para a pesquisa-intervenção. Os resultados dessa experimentação metodológica apontam que pesquisa-intervir pode funcionar no sentido de alerta a que estamos ativamente envolvidos na disputa dos processos de significação do corpo, gênero e sexualidade cotidianos.

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Biografia do Autor

Fernando Altair Pocahy

Doutor em Educação (UFRGS), Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, Sala 12.037, Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Endereço eletrônico: pocahy@uol.com.br

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Pocahy, F. A. (2016). BOTANDO CORPO, (DES)FAZENDO GÊNERO. UMA FERRAMENTA PARA A PESQUISA-INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 24(1), 289-308. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6923

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação