BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS: CENAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Angelica Silvana Pereira
  • Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7061

Palavras-chave:

Gênero, Educação Infantil, Brincadeiras

Resumo

Uma das possibilidades das brincadeiras na educação infantil é dar visibilidade às relações de gênero que são construídas histórica e culturalmente nos mais variados espaços sociais. Nas instituições de Educação Infantil, meninos e meninas têm o direito de acesso aos mesmos espaços, mas nem sempre às mesmas oportunidades de manifestarem de forma livre suas intenções, desejos e brincadeiras sem que isso cause estranhezas e demarcações de limites, principalmente no tocante ao gênero. Neste texto será apresentado um recorte de um estudo que teve como objetivo conhecer e problematizar concepções de gênero presentes nas práticas de crianças durante as brincadeiras em uma instituição de Educação Infantil da cidade de Maceió-AL, considerando-se o brincar como um meio de ressignificação e reinterpretação da cultura legitimada socialmente.

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Biografia do Autor

Angelica Silvana Pereira

Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Endereço: Centro de Ciências da Educação - Campus Universitário Trindade - Florianópolis/SC, Brasil - 88010-970 - Fone: (048) 3721 – 4493. Endereço eletrônico: angelicagp2004@yahoo.com..br

Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Endereço: Rua Padre Cícero, n 45, Bairro Rio Novo. Maceió/Al – Brasil - 57070-517. Endereço eletrônico: erickamarcelle2@yahoo.com.br

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Pereira, A. S., & Oliveira, E. M. B. de. (2016). BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS: CENAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Reflexão E Ação, 24(1), 273-288. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7061

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação