DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE: EXPERIÊNCIAS E SIGNIFICADOS JUVENIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7436

Palavras-chave:

Juventudes, Cultura Juvenil, Condição Juvenil, Modernidade, Pós-modernidade

Resumo

O presente artigo de revisão resgata alguns conceitos centrais da modernidade e da pós-modernidade para, a partir deles, analisar a condição juvenil nestes diferentes contextos. Os estudos têm demonstrado uma fragilidade acentuada no ensino médio , tanto no que tange a aprendizagem, quanto nos elevados índices de evasão e repetência. Dentre os diversos aspectos a serem investigados, um deles refere-se ao aprofundamento dos estudos acerca da juventude. Conhecer a trajetória juvenil ao longo da história é fundamental a todos os educadores e demais envolvidos com o processo educacional, tendo em vista que a compreensão dos projetos, anseios, fragilidades e sonhos dos jovens é necessária para romper com estigmas e rótulos que interferem negativamente na vida escolar, no seu ingresso no ensino superior e na inserção no mercado de trabalho. O entendimento de alguns pressupostos epistemológicos da modernidade e da pós-modernidade podem nos auxiliar como referencial teórico, para ampliar a compreensão sobre a trajetória juvenil. Palavras-chave: Juventudes; Cultura Juvenil; Condição Juvenil; Modernidade; Pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Regina Zluhan

Doutoranda, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação. Endereço: R. Uruguai, 458, Centro, CEP: 88302-901, Itajaí – Santa Catarina – Brasil. Endereço eletrônico: mara.zluhan@avantis.edu.br.

Alexandre Vanzuita

Doutorando, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação. Endereço: R. Uruguai, 458, Centro, CEP: 88302-901, Itajaí – Santa Catarina – Brasil. Endereço eletrônico: alexandre@ifc-camboriu.edu.br.

Tânia Regina Raitz

Doutora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Departamento de Educação. Endereço: R. Uruguai, 458, Centro, CEP: 88302-901, Itajaí – Santa Catarina – Brasil. Endereço eletrônico: raitztania@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Zluhan, M. R., Vanzuita, A., & Raitz, T. R. (2017). DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE: EXPERIÊNCIAS E SIGNIFICADOS JUVENIS. Reflexão E Ação, 25(1), 198-217. https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7436

Edição

Seção

Artigos