APRENDENDO A SER PROFESSOR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Teresa Ceron Trevisol
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7504

Palavras-chave:

Formação de professores, Aprendizagem da docência, Espaços de formação docente

Resumo

O artigo busca analisar experiências de formação docente que ocorrem em diferentes espaços de aprendizagem, não somente as realizadas nas salas de aula do curso, e que trazem contribuições ao aprendizado de se constituir docente. A base empírica desse artigo são registros de duas pesquisas, que mesmo sendo desenvolvidas em espaços físicos e cronológicos diferentes, possuem, em comum o fato de que os licenciandos foram desafiados a desenvolverem ações de ensino em diferentes espaços de aprendizagem. Para a coleta dos dados com os sujeitos participantes foi utilizado um questionário composto por perguntas relacionadas ao engajamento nas experiências, a atividade docente e sobre a profissão de professor. Identificou-se que o envolvimento do licenciando em experiências abrangendo ações de ensino contribuíram para sua formação, pois as mesmas os colocam na necessidade de estudar, planejar, organizar, desenvolver e avaliar, buscando modos de ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Ceron Trevisol

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Área das Ciências das Humanidades. Endereço: R. Lauro Muller, 224-E, apto 1101. Chapecó –SC, Brasil. CEP: 89801-600.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Docente do Departamento de Metodologia de Ensino. Área de Educação Matemática. CE/UFSM. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Progama de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física PPGEM&EF) da UFSM. Endereço completo: R. Tuiuti, 2284, apto 62. Santa Maria – RS, Brasil. CEP:97050-420.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Trevisol, M. T. C., & Lopes, A. R. L. V. (2016). APRENDENDO A SER PROFESSOR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM. Reflexão E Ação, 24(3), 26-46. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7504

Edição

Seção

Pesquisas sobre a formação de professores