DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7524

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional dos Professores, Formação Docente, Educação Básica, PIBID, Professores Supervisores

Resumo

Este trabalho, ao assumir o desenvolvimento profissional de professores como objeto da formação docente, focaliza profissionais da Educação Básica participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) chamados a colaborar na formação inicial de futuros colegas. Tem como objetivo discutir práticas e saberes mobilizados por esses professores nesse contexto e que modificaram seu repertório de conhecimento profissional. O texto examina como alguns pesquisadores ibéricos e brasileiros compreendem o conceito de ‘desenvolvimento profissional de professores’. Traz também dados de entrevista com 30 docentes envolvidos na pesquisa em rede Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES). As conclusões apontam para quatro indicadores do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados, cujos significados são discutidos ao longo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estudos de pós-doutoramento em Educação na Universidade de Brasília (UnB). Professora do Centro de Educação (CED) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Endereço: Av. Silas Munguba, 1700 – Itaperi Fortaleza, Ceará, Brasil.

Cláudio César Torquato Rocha

Cláudio César Torquato Rocha. Mestre em Educação (UECE) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, na área de concentração Formação de Professores, da Universidade Estadual do Ceará (PPGE UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade. Endereço: Endereço: Av. Silas Munguba, 1700 – Itaperi Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

de Farias, I. M. S., & Rocha, C. C. T. (2016). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PIBID. Reflexão E Ação, 24(3), 123-140. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7524

Edição

Seção

Pesquisas sobre a formação de professores