CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7526

Palavras-chave:

Mestrado Profissional em Educação, Formação Docente, Desenvolvimento profissional

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que buscou conhecer a perspectiva de participantes de um Mestrado Profissional em Educação sobre as contribuições do curso para o seu desenvolvimento profissional, e as possíveis repercussões dessa experiência para a atuação profissional desses mestres e mestrandos. O estudo fundamenta-se em autores que vêm discutindo as relações entre pesquisa acadêmica e pesquisa da prática, e o papel da formação no desenvolvimento profissional docente. Na abordagem metodológica recorreu-se ao envio de um questionário on-line, encaminhado a alunos concluintes de um MPE. Os dados indicam que os estudos teóricos articulados à análise das práticas e a apropriação de procedimentos da pesquisa científica constituem um novo olhar sobre a realidade, os alunos, o contexto de trabalho e a profissão docente, tornando o mestrado uma experiência transformadora das concepções e práticas desses profissionais.Palavras chave: Mestrado Profissional em Educação. Formação docente. Desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Banhara Ambrosetti

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Possui Pós-doutorado junto ao Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da educação, da PUC-SP. É professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Endereço: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU, Rua Visconde do Rio Branco, 210, CEP 12020-040, Taubaté, SP, Brasil.

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. É professora do Mestrado Profissional em Educação e do curso de Pedagogia, da Universidade de Taubaté. Endereço: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU, Rua Visconde do Rio Branco, 210, CEP 12020-040, Taubaté, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Ambrosetti, N. B., & Calil, A. M. G. C. (2016). CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Reflexão E Ação, 24(3), 85-104. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7526

Edição

Seção

Pesquisas sobre a formação de professores