CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7526Palavras-chave:
Mestrado Profissional em Educação, Formação Docente, Desenvolvimento profissionalResumo
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que buscou conhecer a perspectiva de participantes de um Mestrado Profissional em Educação sobre as contribuições do curso para o seu desenvolvimento profissional, e as possíveis repercussões dessa experiência para a atuação profissional desses mestres e mestrandos. O estudo fundamenta-se em autores que vêm discutindo as relações entre pesquisa acadêmica e pesquisa da prática, e o papel da formação no desenvolvimento profissional docente. Na abordagem metodológica recorreu-se ao envio de um questionário on-line, encaminhado a alunos concluintes de um MPE. Os dados indicam que os estudos teóricos articulados à análise das práticas e a apropriação de procedimentos da pesquisa científica constituem um novo olhar sobre a realidade, os alunos, o contexto de trabalho e a profissão docente, tornando o mestrado uma experiência transformadora das concepções e práticas desses profissionais.Palavras chave: Mestrado Profissional em Educação. Formação docente. Desenvolvimento profissional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.