A INVESTIGAÇÃO AO SERVIÇO DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CENTRAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

Autores

  • Teresa Sarmento
  • Rosenilde Paniago

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7533

Palavras-chave:

Formação de Professores, Processo de Bolonha, Investigação na Formação

Resumo

O processo de Bolonha introduziu alterações no processo de formação de professores em Portugal, obrigando a uma reorganização dos seus planos de estudos. A formação ocorre obrigatoriamente em dois ciclos de estudos: licenciatura e mestrado.O mestrado integra na sua definição a componente de investigação, aqui entendida como ‘investigação ao serviço das práticas’. Neste artigo, depois de uma contextualização documental, a partir de narrativas de oito mestres, analisou-se as suas representações sobre como a investigação as influencia nas tomadas de decisão no quotidiano pedagógico, bem como a pertinência dessa componente formativa na tomada de consciência no processo de aprendizagem profissional. As primeiras conclusões deste estudo apontam para a progressiva consciência das mestrandas de como a pesquisa as ajuda a sustentar as aprendizagens profissionais e a promover o seu empenhamento por um contínuo caminho de procura num processo de profissionalização permanente.

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Biografia do Autor

Teresa Sarmento

Professora Auxiliar da Universidade do Minho-Portugal, docente do Departamento em Ciências Sociais da Educação. Endereço: Rua Francisco Sá Carneiro, nº 24, 4715-346, Braga, Portugal. Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Braga-Portugal, com pesquisas nas áreas da formação de professores, identidades profissionais, educação de infância

Rosenilde Paniago

Doutoranda em Educação Universidade do Minho, Portugal. Professora no Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde Goiás. Endereço: Rua RC 11 lote 24, quadra 20, Residencial Canaã, Rio Verde Goiás, Brasil.Caixa Postal – n.275, Cep: 75901970. Faz parte do grupo de pesquisa de pesquisa EducAção do IF Goiano, InvestigAção da Universidade Federal de Mato Grosso. Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Braga, Portugal, com pesquisas na áreas de formação de Professores.

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Publicado

2016-12-07

Como Citar

Sarmento, T., & Paniago, R. (2016). A INVESTIGAÇÃO AO SERVIÇO DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CENTRAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. Reflexão E Ação, 24(3), 47-69. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7533

Edição

Seção

Pesquisas sobre a formação de professores