A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7534Palavras-chave:
Formação em trabalho, Professores iniciantes, Partilhas e trocas de conhecimentosResumo
Este artigo tem como pano de fundo a formação nos espaços escolares e como objetivo discutir a formação em trabalho de professores iniciantes. Foram entrevistados 22 professores iniciantes dos anos finais do Ensino Fundamental e abordagem qualitativa permeou a pesquisa. Fundamentam teoricamente esta investigação os seguintes autores: Demailly-Chantraine (1992), Nóvoa (1997, 2009) e Canário (1998) entre outros. Os resultados revelaram que os professores iniciantes foram bem recebidos nas escolas e que há acompanhamento do seu trabalho, principalmente pela figura do supervisor escolar, o que facilita a formação em trabalho desses docentes. O que mais contribui para a formação dos iniciantes são as partilhas e trocas de ideias e experiências com os colegas professores. Tais aspectos permitem considerar a escola como espaço de formação por ser constituidor de saberes e fazeres docentes.Downloads
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