A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES

Autores

  • Miriane Zanetti Giordan
  • Marcia de Souza Hobold

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7534

Palavras-chave:

Formação em trabalho, Professores iniciantes, Partilhas e trocas de conhecimentos

Resumo

Este artigo tem como pano de fundo a formação nos espaços escolares e como objetivo discutir a formação em trabalho de professores iniciantes. Foram entrevistados 22 professores iniciantes dos anos finais do Ensino Fundamental e abordagem qualitativa permeou a pesquisa. Fundamentam teoricamente esta investigação os seguintes autores: Demailly-Chantraine (1992), Nóvoa (1997, 2009) e Canário (1998) entre outros. Os resultados revelaram que os professores iniciantes foram bem recebidos nas escolas e que há acompanhamento do seu trabalho, principalmente pela figura do supervisor escolar, o que facilita a formação em trabalho desses docentes. O que mais contribui para a formação dos iniciantes são as partilhas e trocas de ideias e experiências com os colegas professores. Tais aspectos permitem considerar a escola como espaço de formação por ser constituidor de saberes e fazeres docentes.

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Biografia do Autor

Miriane Zanetti Giordan

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Rio Claro/SP. Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville – Univille. Rua 9CJ, 928, Casa 17, Cond. Cidade Jardim, Cidade Jardim, Rio Claro/SP, Brasil. CEP: 13501-100.

Marcia de Souza Hobold

Doutora em Educação - Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP e Pós-Doutoramento pela mesma universidade. É professora do Programa de Mestrado em Educação e do Departamento de Psicologia da Universidade da Região de Joinville – Univille. Rua Paulo Malschitzki, 10 – Zona Industrial Norte, Joinville/SC, Brasil. CEP 89217-710

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Publicado

2016-12-07

Como Citar

Giordan, M. Z., & Hobold, M. de S. (2016). A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES. Reflexão E Ação, 24(3), 7-25. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7534

Edição

Seção

Pesquisas sobre a formação de professores