PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE E SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7572Palavras-chave:
Formação de Professores, Pedagogia Universitária, Ensino Superior, Concepção de Educação, Sentidos e SignificadosResumo
Este artigo apresenta resultado de pesquisa que buscou desvelar quais sentidos e significados de educação e formação conduzem a prática profissional do docente do ensino superior privado, tendo por base o referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural em sua interlocução com o campo educacional. Trata-se de investigação de abordagem qualitativa, que adotou como procedimento de pesquisa o Grupo Focal desenvolvido com docentes de instituições de ensino superior privadas. Utilizou-se no tratamento dos dados, o procedimento de análise denominado Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) o que possibilitou uma aproximação dos sentidos e significados refletidos nas falas desses professores. Como resultado identificou-se que os sentidos e significados de educação e formação estão postos mais na base de suas profissões anteriores à docência, do que em aportes desenvolvidos por meio de formação inicial ou continuada, processos praticamente ausentes em instituições de ensino superior.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.