PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE E SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7572

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pedagogia Universitária, Ensino Superior, Concepção de Educação, Sentidos e Significados

Resumo

Este artigo apresenta resultado de pesquisa que buscou desvelar quais sentidos e significados de educação e formação conduzem a prática profissional do docente do ensino superior privado, tendo por base o referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural em sua interlocução com o campo educacional. Trata-se de investigação de abordagem qualitativa, que adotou como procedimento de pesquisa o Grupo Focal desenvolvido com docentes de instituições de ensino superior privadas. Utilizou-se no tratamento dos dados, o procedimento de análise denominado Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) o que possibilitou uma aproximação dos sentidos e significados refletidos nas falas desses professores. Como resultado identificou-se que os sentidos e significados de educação e formação estão postos mais na base de suas profissões anteriores à docência, do que em aportes desenvolvidos por meio de formação inicial ou continuada, processos praticamente ausentes em instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robinson Jacintho de Souza

Mestre em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP); Endereço: Rua Lino Coutinho, 613, ap.24 – Ipiranga, São Paulo, Brasil.

Magali Aparecida Silvestre

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação: Psicologia da Educação; Professor Adjunto III da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP- campus Guarulhos, EFLCH, Departamento de Educação, PPGE em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência e PPGE em Educação. Endereço: Estrada do Caminho Velho, 333 – Pimentas.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Souza, R. J. de, & Silvestre, M. A. (2016). PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE E SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. Reflexão E Ação, 24(3), 141-161. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7572

Edição

Seção

Pesquisas sobre a formação de professores