IDENTIDADE DO PROFESSOR: UMA RECONCEITUALIZAÇÃO COM BASE NO REFERENCIAL DO EMPODERAMENTO

Autores

  • Manuel Gonçalves Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.8310

Palavras-chave:

Professor, Identidade, Empoderamento, Reconceitualização.

Resumo

A mera transmissão de conteúdos disciplinares, durante muito tempo porto de abrigo e sinal distintivo do professor, tornou-se problemática e uma via de sentido estreito para definir a identidade desse profissional, especialmente numa altura em que se exige cada vez mais da escola participação ativa no empoderamento dos alunos. É nesse panorama de fundo que se coloca, com alguma premência, a questão da necessária reconceitualização da imagem de marca do professor, e não só por questões de visibilidade e de reconhecimento junto da opinião pública e da comunidade educativa, mas sobretudo porque essa imagem renovada é essencial à definição de um quadro de referência que proporcione modos de ser e fazer a profissão face aos desafios educativos que hoje assediam a escola. O presente texto tem como ponto de amarração essas questões, analisa-as em profundidade à luz de tendências recentes e propõe, de modo inovador, uma nova gramática de ser professor na escola socioeducativa dos nossos dias, mobilizando, para o efeito, o referencial do empoderamento.

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Publicado

2017-09-09

Como Citar

Barbosa, M. G. (2017). IDENTIDADE DO PROFESSOR: UMA RECONCEITUALIZAÇÃO COM BASE NO REFERENCIAL DO EMPODERAMENTO. Reflexão E Ação, 25(3), 396-417. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.8310