A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR FREIREANO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • MARIA DA CONCEIÇÃO DOS REIS Universidade Federal de Pernambuco
  • Aurenéa Maria Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Auxiliadora Maria Martins Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8744

Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, Lei 10.639/2003, Formação Docente, Paulo Freire.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida entre 2013 e 2015, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco que objetivou analisar, nesta instituição, as repercussões da Lei nº 10.639/2003 no curso de Pedagogia no período de 2003 a 2013. Assim, através da teoria freireana apropriada numa leitura de recriação crítica que a usou como, um horizonte de possibilidade de justiça social, e da metodologia da história oral, colhemos fontes orais e escritas que ajudaram a interpretar como ocorreram estas repercussões. Os resultados apontam que as reverberações dessa Lei no curso e no tempo em questão aconteceram de forma mínima, começando a produzir efeitos só após o ingresso de docentes e estudantes que se autoidentificam negros e negras e consideram a educação das relações étnico-raciais importante para a formação docente e, por isso, escolhem o tema para o seu pensar e o fazer pedagógico.

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Biografia do Autor

MARIA DA CONCEIÇÃO DOS REIS, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Adjunta da UFPE. Áreas: Política e Gestão Educacional, Prática Pedagógica, Educação das Relações Étnico-Raciais, Cultura, Identidade e Diversidade.

Aurenéa Maria Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta IV do Centro de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (Núcleo de Teoria e História da Educação).

Auxiliadora Maria Martins Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Centro de Educação da UFPE, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

REIS, M. D. C. D., Oliveira, A. M., & Silva, A. M. M. (2018). A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR FREIREANO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA. Reflexão E Ação, 26(1), 24-38. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8744