A PRÁXIS HISTÓRICA DE PAULO FREIRE COMO FUNDAMENTAÇÃO PARA AS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Autores

  • Lucimara Cristina de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR
  • Roseli Rodrigues de Mello Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8773

Palavras-chave:

Educação continuada, Constituição de formadores, Histórias de vida, Paulo Freire.

Resumo

Nesta pesquisa, buscamos desvelar os processos de constituição de dois formadores de professores, que atuam em programas de educação continuada efetivados pela SEE/SP, utilizando a práxis histórica freireana como fundamento teórico-metodológico. Realizamos entrevistas semiestruturadas para a coleta das histórias de vida, analisamos os dados por meio dos pressupostos da Metodologia comunicativo-crítica e da teoria freireana e dialogamos com cada formador sobre as análises e resultados. A pesquisa indicou que os formadores se constituem nas relações sujeito-sujeito, sujeito-objeto e sujeito-objeto-sujeito que estabelecem mediante as condições históricas de vida, de escolarização, de trabalho, de classe social, que lhe propiciam aprendizagens, reflexões e o enfrentamento das situações que os condicionam e oprimem, causando acomodações ou rupturas, provocando estranhamentos ou satisfações, num constante movimento dialético de fazer e refazer, fazer-se e refazer-se.

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Biografia do Autor

Lucimara Cristina de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR

Pedagoga, com Doutorado em Educação. Profa. Adjunta lotada no Departamento de Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Espaços Escolares e Não Escolares; vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente – GEPTRADO – UEPG/PR e à Rede Interinstitucional de Pesquisadores e Formação de Professores – RIPEFOR. Linha de pesquisa: Paulo Freire e formação de educadores.

Roseli Rodrigues de Mello, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP

Pedagoga, com Doutorado em Educação e Pós-Doutorado em Sociologia e Educação junto ao Centro Especial de Investigação em Teorias Superadoras de Desigualdades – CREA, da Universidade de Barcelona. Profa. Associada lotada no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Atua na Graduação e Pós-Graduação, linha de Ensino e Aprendizagem. Coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE. Dedica-se às seguintes temáticas: aprendizagem dialógica, comunidades de aprendizagem, educação de adultos, democratização do conhecimento escolar e tertúlia literária dialógica. É bolsista produtividade CNPq

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Paula, L. C. de, & Mello, R. R. de. (2018). A PRÁXIS HISTÓRICA DE PAULO FREIRE COMO FUNDAMENTAÇÃO PARA AS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Reflexão E Ação, 26(1), 06-23. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8773