O PENSAMENTO POLÍTICO EDUCACIONAL DE ANTONIO GRAMSCI ANTES DOS CADERNOS DO CÁRCERE

Autores

  • Jefferson Carriello Carmo Universidade de Sorocaba - UNISO

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8832

Palavras-chave:

Política Educacional, História da educação, Antonio Gramsci, Educação e Trabalho.

Resumo

O objetivo deste texto é examinar no semanário L’Ordine Nuovo, no período entre 1919 a 1920, a questão educacional após o primeiro grande conflito. Esta preocupação centra-se na análise de alguns documentos escritos para o referido jornal, no período indicado. O artigo pretende ser uma contribuição, sumária e introdutória, de alguns dos aspectos do pensamento político educacional do filósofo italiano Antonio Gramsci, no contexto da crise e revolução italiana.

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Biografia do Autor

Jefferson Carriello Carmo, Universidade de Sorocaba - UNISO

Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – UNISO. Mestre e Doutor em Educação Aplicada às Ciências Sociais – UNICAMP, Pós-Doutor em História Social do Trabalho – Departamento de História - UNICAMP. Coordenador do grupo de pesquisa: Instituição Escolar: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional, CNPq. E-mails: jeffccprof@gmail.com; jefferson.carmo@prof.uniso.br

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Carmo, J. C. (2018). O PENSAMENTO POLÍTICO EDUCACIONAL DE ANTONIO GRAMSCI ANTES DOS CADERNOS DO CÁRCERE. Reflexão E Ação, 26(1), 197-213. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8832