“O INTELECTUAL COMO TRANSGRESSOR”: RICHARD SHAULL E O PENSAMENTO EDUCACIONAL LATINO-AMERICANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8861

Palavras-chave:

Richard Shaull, Paulo Freire, Rubem Alves, Orlando Fals Borda, Pedagogia Latino-Americana.

Resumo

O artigo analisa a contribuição de Richard Shaull (1919-2002), teólogo protestante norteamericano e um dos pioneiros da teologia da libertação, para o pensamento latino-americano. Como missionário e professor na Colômbia e no Brasil, entre os anos de 1942 e 1962, ele foi profundamente tocado pela realidade latino-americana e, em troca, marcou uma geração de jovens e manteve desde então interlocução com pensadores que são referência na pedagogia latino-americana: Orlando Fals Borda (1925-2008), Paulo Freire (1921-1996) e Rubem Alves (1933-1914). Serão apresentados lugares onde as biografias destes quatro intelectuais se encontram e alguns aspectos do seu pensamento transgressor em relação ao conhecimento e visão de sociedade.

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Biografia do Autor

Danilo Romeu Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação; editor executivo do International Journal of Action Research

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Streck, D. R. (2017). “O INTELECTUAL COMO TRANSGRESSOR”: RICHARD SHAULL E O PENSAMENTO EDUCACIONAL LATINO-AMERICANO. Reflexão E Ação, 25(2), 27-45. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8861