DA NECESSIDADE/ATUALIDADE DA PEDAGOGIA CRÍTICA: CONTRIBUTOS DE PAULO FREIRE

Autores

  • Maria Amelia do Rosário Santoro Franco Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8891

Palavras-chave:

Pedagogia, Pedagogia Crítica, Paulo Freire.

Resumo

O presente artigo discute a epistemologia da Pedagogia Crítica realçando a sua origem nos fundamentos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire. Realça a inerência desta racionalidade pedagógica crítica aos processos de reflexividade; dialogicidade e politicidade, bem como discute a incompatibilidade desta racionalidade em espaços/tempos neoliberais. Conclui afirmando a necessidade/atualidade dos princípios pedagógicos críticos junto às práticas educativas, na perspectiva de movimento de resistência à lógica neoliberal.

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Biografia do Autor

Maria Amelia do Rosário Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

Professora pesquisadora da Universidade Católica de santos; pesquisadora CNPq; pesquisadora GEPEFE-USP. Pedagoga, mestre em educação; doutora em educação e pós-doutora em pedagogia.

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Franco, M. A. do R. S. (2017). DA NECESSIDADE/ATUALIDADE DA PEDAGOGIA CRÍTICA: CONTRIBUTOS DE PAULO FREIRE. Reflexão E Ação, 25(2), 152-170. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8891