OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DE CURRÍCULOS: O ESTUDO DA REALIDADE E OS TEMAS GERADORES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Catiane Mazocco Paniz Instituto Federal Farroupilha
  • Fernanda Gall Centa Universidade Federal de Santa Maria
  • Laís Baldissarelli Araújo Instituto Estadual Monsenhor Scalabrini e Colégio Estadual de Ilópolis
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.8945

Palavras-chave:

Temas Geradores, Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Ciências e Formação de Professores.

Resumo

Ainda hoje é possível reconhecer um ensino de ciências descontextualizado e fragmentado, tornando o processo de ensino e aprendizagem, muitas vezes, desconexo da realidade vivenciada pelos educandos. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados obtidos a partir de três processos formativos que abrangeram seis escolas públicas, envolvendo professores de Biologia, Química e Física no Estudo da Realidade para chegar aos Temas Geradores a partir da utilização dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos. Destaca-se a importância de considerar a realidade na elaboração de currículos mais reflexivos e críticos, bem como a interação entre formação inicial e continuada na busca de uma escola mais alegre e que proporcione a construção de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Paniz, C. M., Centa, F. G., Araújo, L. B., & Muenchen, C. (2018). OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DE CURRÍCULOS: O ESTUDO DA REALIDADE E OS TEMAS GERADORES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Reflexão E Ação, 26(2), 249-266. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.8945