O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: A OMISSÃO CONSENTIDA DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Márcio Adriano de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Francisco das Chagas Silva Souza INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.8960

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos, Política educacional.

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a educação de jovens e adultos no Brasil à luz do marco legal da política educacional e dos programas governamentais, abordando alguns contrapontos com base nas ideias freireanas. Como opção teórico-metodológica, adotamos os procedimentos da revisão bibliográfica e da análise documental. No que diz respeito às concepções, em que pese os dispositivos legais e institucionais acenarem à garantia do direito à educação, não se percebe, na prática, sobretudo das ações governamentais, quaisquer fundamentos na educação libertária. É imperativo, entre outras iniciativas, substituir a ideia de idade própria por educação permanente, a qual confere autonomia e a libertação dos sujeitos, superando também o legado histórico de se formular e implementar ações voltadas à educação bancária, as quais não estimulam a curiosidade, o espírito crítico, criativo e emancipatório.

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Biografia do Autor

Márcio Adriano de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação (UFRN), Pós-Doutor em Sociologia da Educação (Universidade do Minho/Portugal). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN).

Francisco das Chagas Silva Souza, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ

LICENCIADO EM HISTÓRIA DOUTOR EM EDUCAÇÃO PROFESSOR DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (IFRN/UERN/UFERSA) E EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL).

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Azevedo, M. A. de, & Souza, F. das C. S. (2019). O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: A OMISSÃO CONSENTIDA DA POLÍTICA EDUCACIONAL. Reflexão E Ação, 27(2), 260-275. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.8960