ENSINO E PESQUISA NA PUC-SP MARCAM 20 ANOS DE PRESENÇA/AUSÊNCIA DE PAULO FREIRE

Autores

  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8962

Palavras-chave:

Paulo Freire, Ensino-Pesquisa, Cátedra Paulo Freire.

Resumo

Paulo Freire foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) pelo período de quase duas décadas, desde sua volta do exílio. Quando ele já não estava entre nós, em 1998, a reitoria da PUC-SP criou a Cátedra Paulo Freire, um espaço acadêmico singular para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre e a partir da obra de Paulo Freire. Transcorridos vinte anos de ausência do autor da Pedagogia do Oprimido, é possível afirmar que a sua ausência é presença no mundo, porque o seu pensamento é clássico e atual. Este artigo tem o objetivo de apresentar como a pedagogia freireana segue sendo estudada, pesquisada e reinventada na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. O destaque desse texto é demonstrar a possibilidade de materializar a relação “ensino-pesquisa”, assim como foi compreendida por Paulo Freire, e como uma pesquisa de abrangência nacional analisa o legado e a reinvenção do pensamento desse autor que nos deixou “à moda de quem, saindo, fica.”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora da PUC-SP desde 1970 e atualmente atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação: Currículo e Educação: Formação de Formadores. Coordena a Cátedra Paulo Freire dessa instituição, onde desenvolve ensino e pesquisa. É coordenadora do Grupo de Pesquisa: O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Saul, A. M. (2017). ENSINO E PESQUISA NA PUC-SP MARCAM 20 ANOS DE PRESENÇA/AUSÊNCIA DE PAULO FREIRE. Reflexão E Ação, 25(2), 119-133. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8962