O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8974Palavras-chave:
Pressupostos Freireanos, Ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Prática Pedagógica.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como os pressupostos freireanos estão presentes na prática pedagógica de professores de Matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Para a produção dos dados utilizamos da análise da proposta, da observação da prática pedagógica de dois professores e do grupo focal, numa investigação qualitativa. Na proposta, os pressupostos estão compreendidos como: dialogicidade, problematização, temáticas significativas e leitura de mundo. A prática (aula) foi organizada com uma temática, iniciando com a oralidade, mobilização dos conhecimentos dos alunos, leitura da realidade e aproximação no estudo dos objetos matemáticos, o que reitera as percepções dos professores captadas no grupo focal, tendo nos pressupostos os elementos para a construção do conhecimento matemático.Downloads
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