O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Neomar Lacerda da Silva Secretaria Estadual de Educação - SECBA
  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8974

Palavras-chave:

Pressupostos Freireanos, Ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Prática Pedagógica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como os pressupostos freireanos estão presentes na prática pedagógica de professores de Matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Para a produção dos dados utilizamos da análise da proposta, da observação da prática pedagógica de dois professores e do grupo focal, numa investigação qualitativa. Na proposta, os pressupostos estão compreendidos como: dialogicidade, problematização, temáticas significativas e leitura de mundo. A prática (aula) foi organizada com uma temática, iniciando com a oralidade, mobilização dos conhecimentos dos alunos, leitura da realidade e aproximação no estudo dos objetos matemáticos, o que reitera as percepções dos professores captadas no grupo focal, tendo nos pressupostos os elementos para a construção do conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neomar Lacerda da Silva, Secretaria Estadual de Educação - SECBA

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da “Universidade Estadual de Santa Cruz” (UESC/BA). Professor da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), e da rede municipal de Educação do município de Vitória da Conquista/BA.

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação pela “Universidade Federal de São Carlos” (UFSCAR). Professora titular da “Universidade Estadual de Santa Cruz” (UESC/BA). Integrante do “Grupo de Pesquisas em Matemática, Estatística e em Ciências” (GPEMEC/ UESC/ Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM).

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Silva, N. L. da, & Couto, M. E. S. (2018). O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Reflexão E Ação, 26(1), 66-86. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8974