FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA EM MARX E FREIRE

Autores

  • Paulo Eduardo Dias Taddei Universidade Federal de Pelotas
  • Conceição Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9051

Palavras-chave:

Ontologia, Epistemologia, Problematização e contradição.

Resumo

Utilizando a pesquisa bibliográfica, o objeto deste trabalho é analisar as diferenças e aproximações na Ontologia e na Epistemologia e Teoria do Conhecimento entre Marx e Freire. Para atender o proposto, parte-se da formação do ser social e do conhecimento, nas perspectivas da emancipação e libertação. A análise é desenvolvida através dos conceitos de cultura e trabalho, na ontologia; e de problematização e contradição, na epistemologia. O entendimento é que o aprofundamento do proposto é fundamental para os processos de formação humana emancipadores e libertadores.

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Biografia do Autor

Paulo Eduardo Dias Taddei, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação e doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas. Graduação em Direito e Filosofia.

Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na Universidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos. Linha de Pesquisa: Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Taddei, P. E. D., & Paludo, C. (2018). FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA EM MARX E FREIRE. Reflexão E Ação, 26(1), 87-102. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9051