O DISCURSO DOCENTE ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A IDENTIFICAÇÃO IDEOLÓGICA COM O ATUAL PROJETO DE SOCIEDADE

Autores

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas/estudante

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.9444

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Análise do Discurso, Ensino Médio, Projeto societário, Emancipação humana.

Resumo

O artigo analisa o discurso de professores de Sociologia acerca do papel dessa disciplina no Ensino Médio. O estudo se deu a partir da Análise do Discurso pecheuxtiana e fez uso de entrevistas e questionários aplicados com dez professores que lecionam Sociologia no Sertão Alagoano. Ao longo do texto, demonstra-se que, embora concebida pelos docentes como uma disciplina conscientizadora e formadora do pensamento crítico, capaz de promover a apreensão da realidade para além do senso comum e tomada como uma ferramenta de intervenção na realidade social, a Sociologia ensinada articula-se mais com o aperfeiçoamento da ordem social vigente do que com a superação da sociabilidade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas/estudante

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2011) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2017). É Mestre em Educação (UFAL, 2016) e professor de Ensino Fundamental na rede pública municipal de São José da Tapera, Sertão Alagoano.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Melo, V. (2019). O DISCURSO DOCENTE ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A IDENTIFICAÇÃO IDEOLÓGICA COM O ATUAL PROJETO DE SOCIEDADE. Reflexão E Ação, 27(2), 236-259. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.9444