OS PROTOCOLOS DE LEITURA COMO SUPORTE TEÓRICOMETODOLÓGICO PARA ANÁLISE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9496

Palavras-chave:

Protocolos de leitura, Manual escolar, Revista feminina, Representações sociais, História da Educação.

Resumo

O presente artigo pretende perceber como os protocolos de leitura, instituídos por Chartier (2001), podem auxiliar a análise de escritos voltados para a área da educação (institucional ou não). Os suportes escolhidos para análise foram: o periódico feminino Jornal das Moças e o manual escolar da Escuela Nueva na Colômbia. O referencial teórico sustenta-se nas categorias de análise, protocolos de leitura e representações, propostos por Roger Chartier. Os resultados demonstram que a utilização dos protocolos de leitura como ferramentas metodológicas da História da Leitura constroem pontes para a escrita da História da Educação, ampliando a perspectiva não só sobre a utilização de diversas fontes, mas também sobre novas perguntas e metodologias neste campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Figueiredo Sá, Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo com pós-doutorado pela FEUSP e na UFU ( em andamento).

Dálete Cristiane Silva Heitor Albuquerque de, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Reitoria – IFMT.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Reitoria – IFMT.

Sara Evelin Urrea Quintero, Faculdade de Educação da Universidad Católica do Oriente e Universidad de San Buenaventura

Professora da Universidad Católica de Oriente-Colômbia na faculdade de Educação e na Universidad de San Buenaventura. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Sá, E. F., Albuquerque de, D. C. S. H., & Quintero, S. E. U. (2017). OS PROTOCOLOS DE LEITURA COMO SUPORTE TEÓRICOMETODOLÓGICO PARA ANÁLISE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 25(3), 256-278. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9496

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas