OS PROTOCOLOS DE LEITURA COMO SUPORTE TEÓRICOMETODOLÓGICO PARA ANÁLISE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9496Palavras-chave:
Protocolos de leitura, Manual escolar, Revista feminina, Representações sociais, História da Educação.Resumo
O presente artigo pretende perceber como os protocolos de leitura, instituídos por Chartier (2001), podem auxiliar a análise de escritos voltados para a área da educação (institucional ou não). Os suportes escolhidos para análise foram: o periódico feminino Jornal das Moças e o manual escolar da Escuela Nueva na Colômbia. O referencial teórico sustenta-se nas categorias de análise, protocolos de leitura e representações, propostos por Roger Chartier. Os resultados demonstram que a utilização dos protocolos de leitura como ferramentas metodológicas da História da Leitura constroem pontes para a escrita da História da Educação, ampliando a perspectiva não só sobre a utilização de diversas fontes, mas também sobre novas perguntas e metodologias neste campo.Downloads
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