O ESTADO DA ARTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NO ESPAÇO GRUPAL

Autores

  • Denize da Silveira Foletto Universidade Federal de Santa Maria/RS/Brasil
  • Sílvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9505

Palavras-chave:

Formação de pesquisadores, Estado da arte, Docência superior.

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento de produções científicas brasileiras e estrangeiras sobre a temática formação de pesquisadores no espaço grupal. Faz parte de uma pesquisa realizada em uma universidade federal do interior do RS, Brasil. A metodologia possui afinidades com a pesquisa qualitativa, de tipo Estado da Arte, sugerindo um mapeamento temático. Foram analisados trabalhos das reuniões da ANPED nacional e dos encontros do ENDIPE, bem como dissertações e teses do contexto da RIES - Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior e trabalhos do portal de Periódicos CAPES/MEC, na base de dados Web of Science. Com base na Análise do Conteúdo (BARDIN, 1977), foi possível agrupar categorias temáticas referenciais que são comumente discutidas nos trabalhos analisados: Concepção de grupo, Formação de pesquisadores e Relação entre docência e pesquisa. Com este trabalho percebeu-se a necessidade de se explorar ainda mais a temática da formação de pesquisadores, em especial no contexto grupal, evidenciando quais fatores colaboram para que os sujeitos desenvolvam a capacidade de tornarem-se pesquisadores multiplicadores e competentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize da Silveira Foletto, Universidade Federal de Santa Maria/RS/Brasil

Centro de Educação da UFSM. Área: Educação

Sílvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Centro de Educação da UFSM. Área: Educação

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Foletto, D. da S., & Isaia, S. M. de A. (2017). O ESTADO DA ARTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NO ESPAÇO GRUPAL. Reflexão E Ação, 25(3), 339-358. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9505

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas