DEBATE ACADÊMICO EM TORNO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP)

Autores

  • Viviani Fernanda Hojas Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília
  • Iraíde Marques de Freitas Barreiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9582

Palavras-chave:

Política educacional, SARESP, Sistema de avaliação.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma revisão sistemática de pesquisa desenvolvida com base em dissertações de mestrado e teses de doutorado que tiveram como foco de estudo o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). A localização dessas produções acadêmicas foi feita mediante consulta aos bancos digitais dos principais Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades paulistas. A revisão sistemática incluiu um total de dezoito pesquisas, que foram lidas na íntegra com o objetivo de apreender as principais discussões acadêmicas suscitadas com a introdução e realização do SARESP nas escolas. Para a maioria dos autores dos trabalhos acadêmicos analisados, se forem corrigidas as deficiências no desenvolvimento do sistema de avaliação paulista e se os seus resultados forem devidamente utilizados, essa avaliação pode se constituir em um instrumento desencadeador de melhorias na qualidade do ensino oferecido nas escolas.

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Biografia do Autor

Viviani Fernanda Hojas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação (CEPAE).

Iraíde Marques de Freitas Barreiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) com pós-doutorado em Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Hojas, V. F., & Barreiro, I. M. de F. (2018). DEBATE ACADÊMICO EM TORNO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP). Reflexão E Ação, 26(1), 103-117. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9582