A CARTOGRAFIA NO JARDIM DO AGORA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NUMA PESQUISA COM PROFESSORAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Daniela Beraldo Barbosa
  • Daniela Franco Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9662

Palavras-chave:

Cartografia, Formação de professores, Plano coletivo de forças, Plano comum.

Resumo

Este texto é o recorte de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo apresentar a contribuição da cartografia no desenvolvimento da investigação, socializando alguns resultados. O jardim do agora é uma forma metafórica de se referir a área de estudo deste trabalho: o campo da educação. O tema da pesquisa relaciona-se à formação continuada de professoras de ciências que atuam em laboratórios escolares, denominado aqui de flor-tema. No jardim do agora, a pesquisadora carrega a flor-tema em mãos e para seu cultivo segue algumas pistas da cartografia, referencial teórico-metodológico balizador do trabalho. Após a explicitação das pistas que nortearam o desenvolvimento da flor-tema, vemos que a cartografia contribuiu para o acesso ao plano coletivo de forças e à formação do plano comum, dados produzidos nos encontros com as professoras de ciências do município de Uberlândia-MG, as professoras-flores do jardim do agora.

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Publicado

2017-09-09

Como Citar

Barbosa, D. B., & Carvalho, D. F. (2017). A CARTOGRAFIA NO JARDIM DO AGORA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NUMA PESQUISA COM PROFESSORAS DE CIÊNCIAS. Reflexão E Ação, 25(3), 88-109. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9662

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas