NARRATIVAS ESCRITAS: O QUE ‘NARRAM’ AS FORMANDAS DE PEDAGOGIA SOBRE SUAS APRENDIZAGENS ACERCA DAS INFÂNCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9728Palavras-chave:
Narrativas escritas, Formação de professores, Pedagogia, Infâncias.Resumo
O presente artigo traz reflexões teóricas e analíticas acerca da metodologia das narrativas escritas como um potente recurso na pesquisa/formação de professores, sendo ao mesmo tempo um recurso investigativo e formativo. As narrativas foram desenvolvidas durante uma pesquisa de doutoramento que investigou como se dá a formação inicial para o/a pedagogo/a que irá trabalhar na Educação Infantil e quais aprendizagens a Pedagogia possibilita para essa docência. O estudo foi concluído (2015) e contou com a participação de nove acadêmicas do último semestre do curso de Pedagogia de um instituto de educação da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS/Brasil) que narraram suas aprendizagens acerca das infâncias ao longo da formação inicial. A pesquisa apontou uma invisibilidade acerca de um entendimento ampliado das infâncias (considerando um viés sociológico), corroborando a utilização da metodologia das narrativas escritas nas pesquisas em educação.Downloads
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