NARRATIVAS ESCRITAS: O QUE ‘NARRAM’ AS FORMANDAS DE PEDAGOGIA SOBRE SUAS APRENDIZAGENS ACERCA DAS INFÂNCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO

Autores

  • Samantha Dias de Lima Programa de Pós Graduação em Educação Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9728

Palavras-chave:

Narrativas escritas, Formação de professores, Pedagogia, Infâncias.

Resumo

O presente artigo traz reflexões teóricas e analíticas acerca da metodologia das narrativas escritas como um potente recurso na pesquisa/formação de professores, sendo ao mesmo tempo um recurso investigativo e formativo. As narrativas foram desenvolvidas durante uma pesquisa de doutoramento que investigou como se dá a formação inicial para o/a pedagogo/a que irá trabalhar na Educação Infantil e quais aprendizagens a Pedagogia possibilita para essa docência. O estudo foi concluído (2015) e contou com a participação de nove acadêmicas do último semestre do curso de Pedagogia de um instituto de educação da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS/Brasil) que narraram suas aprendizagens acerca das infâncias ao longo da formação inicial. A pesquisa apontou uma invisibilidade acerca de um entendimento ampliado das infâncias (considerando um viés sociológico), corroborando a utilização da metodologia das narrativas escritas nas pesquisas em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Dias de Lima, Programa de Pós Graduação em Educação Unisinos

Pós-Doc do Programa de Pós Graduação em Educação Unisinos, Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Equipe.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Lima, S. D. de. (2017). NARRATIVAS ESCRITAS: O QUE ‘NARRAM’ AS FORMANDAS DE PEDAGOGIA SOBRE SUAS APRENDIZAGENS ACERCA DAS INFÂNCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO. Reflexão E Ação, 25(3), 237-255. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9728

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas