A METODOLOGIA DE PESQUISA: METASSÍNTESE QUALITATIVA

Autores

  • Edvonete Souza de Alencar Profª Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD - Faculdade de Educação.
  • Saddo Ag Almouloud Doutor em Mathematiques et Applications pela Universitè de Rennes I em 1992. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Fundação Santo André.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9731

Palavras-chave:

Metodologia, Pesquisa, Metassíntese qualitativa.

Resumo

A metassíntese qualitativa é uma das modalidades de pesquisa bibliográfica que executam revisões sistemáticas, sendo importante para a busca e definição de alguns aspectos da área de investigação. Identifica as possíveis melhorias que podem ser efetuadas nas teorias, nas metodologias e nas tendências de investigação, observando ainda quais aspectos necessitam ser abordados e aprofundados. O artigo contém a definição do que é metassíntese qualitativa, mencionada por autores como Vosgerau e Romanowski, Romanowski e Ens, Fiorentini, Maranhão e Manrique e Matheus. Aborda os seus benefícios, evidenciando os aspectos positivos para sua realização, assim como suas limitações. Portanto, apresenta como essa metodologia de pesquisa pode ser realizada, mostrando algumas etapas citadas por Matheus. Propõe ainda reflexões, trazendo como algumas investigações implementaram suas investigações usando essa metodologia de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Alencar, E. S. de, & Almouloud, S. A. (2017). A METODOLOGIA DE PESQUISA: METASSÍNTESE QUALITATIVA. Reflexão E Ação, 25(3), 204-220. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9731

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas