ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL: DO PLANEJAMENTO AO METATEXTO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9732Palavras-chave:
Ciclo de Políticas, Análise textual discursive, ProEMI, Recontextualizações, Atuação da Política.Resumo
Este artigo traz reflexões acerca de uma pesquisa já concluída sobre recontextualizações do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), enquanto política de redesenho curricular. O objetivo do texto é explicar como as opções teóricas e metodológicas levaram ao desenho da pesquisa e como suas imbricações contribuíram desde a fase de planejamento até a comunicação dos resultados. O desenho da pesquisa foi elaborado com base no conceito de recontextualização, no Ciclo de Políticas e na Teoria da Atuação das Políticas. O metatexto foi produzido a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) do corpus, da qual emergiram ações e experiências inovadoras, bem como tensões na atuação da política. O quadro teóricometodológico contribuiu significativamente para uma análise ampla da política, considerando as recontextualizações que ocorrem do macro ao microcontexto.Downloads
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