ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL: DO PLANEJAMENTO AO METATEXTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9732

Palavras-chave:

Ciclo de Políticas, Análise textual discursive, ProEMI, Recontextualizações, Atuação da Política.

Resumo

Este artigo traz reflexões acerca de uma pesquisa já concluída sobre recontextualizações do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), enquanto política de redesenho curricular. O objetivo do texto é explicar como as opções teóricas e metodológicas levaram ao desenho da pesquisa e como suas imbricações contribuíram desde a fase de planejamento até a comunicação dos resultados. O desenho da pesquisa foi elaborado com base no conceito de recontextualização, no Ciclo de Políticas e na Teoria da Atuação das Políticas. O metatexto foi produzido a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) do corpus, da qual emergiram ações e experiências inovadoras, bem como tensões na atuação da política. O quadro teóricometodológico contribuiu significativamente para uma análise ampla da política, considerando as recontextualizações que ocorrem do macro ao microcontexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Inocêncio Pereira, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Educação - FURB (Bolsista UNIEDU/FUMDES); Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa e Língua Espanhola; Especialista em Metodologias Inovadoras no Ensino da Língua Portuguesa e Literatura; Professor da Rede Estadual de Santa Catarina.

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação-UNICAMP; Mestre em Educação- FURB; Graduada em Pedagogia; Professora do PPGE/ME – FURB.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Pereira, R. I., & Heinzle, M. R. S. (2017). ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL: DO PLANEJAMENTO AO METATEXTO. Reflexão E Ação, 25(3), 168-187. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9732

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas