POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS LIMITES DA DEMOCRACIA LIBERAL

Autores

  • Maria Jose Ferreira Ruiz Universidade Estadual de Londrina
  • Eliane Cleide da Silva Czernisz Universidade Estadual de Londrina
  • Tânia da Costa Fernandes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.9850

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação Superior, Democratização da Educação, Mercantilização da Educação.

Resumo

Para se entender as políticas para a educação superior é necessário compreender, anteriormente, o significado e as contradições do projeto social e econômico no qual as mesmas são instituídas. Tendo isso em vista, o texto tem os seguintes objetivos: (i) discutir as premissas da democracia liberal capitalista; (ii) apresentar o processo de redefinição do papel do Estado no Brasil e seus impactos na educação pública e (iii) discutir sobre o processo permanente de mercantilização da educação pública, com foco nas políticas para a educação superior. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Em especial analisa o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Considera finalmente, que as metas destinadas à educação superior estão sendo desconsideradas e até mesmo inviabilizadas pelas medidas austeras de ajuste fiscal, promovidas pelo governo federal atual, que vem contribuindo para intensificar o processo de mercantilização da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jose Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londrina

Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Universidade Estadual de Londrina atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação.

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina

Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Universidade Estadual de Londrina atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação.

Tânia da Costa Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. Professora da Universidade Estadual de Londrina atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

Ruiz, M. J. F., Czernisz, E. C. da S., & Fernandes, T. da C. (2018). POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS LIMITES DA DEMOCRACIA LIBERAL. Reflexão E Ação, 26(3), 123-135. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.9850