REPRESENTAÇÃO DE PROFESSORES EM REDES SOCIAIS: DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA E IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.9963Palavras-chave:
Identidade Docente, Facebook, Discurso.Resumo
O estudo envolve discursos sobre a profissão docente na página intitulada Professores Sofredores, da rede social Facebook, visando analisar os efeitos dos discursos que ali circulam sobre a profissão e a identidade docente. A realização do trabalho se deu a partir da teorização de Stuart Hall e Marisa Vorraber Costa, na perspectiva de análise do discurso em Foucault. A análise possibilitou mostrar que em mídias são produzidos discursos e criadas representações que reforçam a questão vocacional, assim como a ideia de que o professor é um herói que deve abdicar até mesmo de sua vida pessoal em nome da educação. Alguns comentários mostram a desmotivação por parte de professores e licenciandos devido à desvalorização da docência e à violência, algumas vezes, presentes nas escolas. Os discursos sobre a profissão docente produzem efeitos no modo como os professores se veem e em sua identidade docente.Downloads
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