REPRESENTAÇÃO DE PROFESSORES EM REDES SOCIAIS: DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA E IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Josiele Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maira Ferreira Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.9963

Palavras-chave:

Identidade Docente, Facebook, Discurso.

Resumo

O estudo envolve discursos sobre a profissão docente na página intitulada Professores Sofredores, da rede social Facebook, visando analisar os efeitos dos discursos que ali circulam sobre a profissão e a identidade docente. A realização do trabalho se deu a partir da teorização de Stuart Hall e Marisa Vorraber Costa, na perspectiva de análise do discurso em Foucault. A análise possibilitou mostrar que em mídias são produzidos discursos e criadas representações que reforçam a questão vocacional, assim como a ideia de que o professor é um herói que deve abdicar até mesmo de sua vida pessoal em nome da educação. Alguns comentários mostram a desmotivação por parte de professores e licenciandos devido à desvalorização da docência e à violência, algumas vezes, presentes nas escolas. Os discursos sobre a profissão docente produzem efeitos no modo como os professores se veem e em sua identidade docente.

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Biografia do Autor

Josiele Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Química pela UFPel e mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFRGS

Maira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas e Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

da Silva, J. O., & Ferreira, M. (2019). REPRESENTAÇÃO DE PROFESSORES EM REDES SOCIAIS: DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA E IDENTIDADE DOCENTE. Reflexão E Ação, 27(1), 68-84. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.9963

Edição

Seção

Artigos do Fluxo