EARLY CHILDHOOD SCHOOL IN THE COUNTRY SIDE CONTEXT: IMPORTANT PROBLEMATIZATION

Authors

  • Crisliane Boito UFRGS
  • Simone Santos de Albuquerque UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.10749

Keywords:

Child Education, Education in the countryside, Education from the countryside, Pedagogical practice.

Abstract

This article presentes part of the data generated in the research entitled “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil". Interviews were realized with families and a representative of the Landless Rural Workers Movement (Movimento Trabalhadores Rurais Sem Terra), residents of Gaúcha Integration Settlement (Assentamento Integração Gaúcha), where Flor da Terra School of Childhood Education is located. Analyzes reveal that, this school is a milestone in the quality of life in that place, fundamental for the socialization of children, however the construction of a "Pedagogy of the Roots" is necessary.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Crisliane Boito, UFRGS

Professora na Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora colaboradora do CLIQUE - Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas/UFRGS, do GEIN - Grupo de Estudos de Educação Infantil/UFRGS e do GRÃO - Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais . Participou como Assistente de Pesquisa do Núcleo Regional Sul na Pesquisa Nacional de Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos Moradoras em Territórios Rurais Brasileiros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Seus temas de estudo e pesquisa vinculam-se às temáticas da Educação Infantil, Educação Infantil no/do Campo,Infâncias, Políticas e Pedagogias para a pequena Infância.

Simone Santos de Albuquerque, UFRGS

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Departamento de Estudos Especializados (DEE) na área de Educação Infantil. Possui graduação em Pedagogia Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de estudos em Educação Infantil e Infâncias(GEIN/UFRGS) na linha de pesquisa Políticas e Pedagogias da Educação Infantil. Pesquisadora do Núcleo de Estudo em Educação das Infâncias (NEPE/FURG). Militante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil- MIEIB e Membro da Coordenação do Colegiado do Fórum Gaúcho de Educação Infantil- FGEI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, e seus temas de estudo e pesquisa vinculam-se às temáticas da educação infantil, infâncias, famílias, contextos familiares e políticas e pedagogias para a pequena infância.

Published

2019-01-02

How to Cite

Boito, C., & Santos de Albuquerque, S. (2019). EARLY CHILDHOOD SCHOOL IN THE COUNTRY SIDE CONTEXT: IMPORTANT PROBLEMATIZATION. Reflexão E Ação, 27(1), 119-132. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.10749

Issue

Section

Artigos do Fluxo