PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO DA DEFICIÊNCIA: DA CORREÇÃO AO INVESTIMENTO NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Raquel Frohlich Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12400

Palavras-chave:

Políticas de Inclusão, Normalização, Correção, Aprendizagem.

Resumo

O texto discute a relação entre processos de normalização e serviços de apoio à inclusão escolar. Analisaram-se políticas de inclusão escolar no Brasil (1990-2015), com uso do conceito foucaultiano de normalização. A análise indica que os serviços de apoio efetivam processos de normalização via correção e investimento na aprendizagem, movimentando as pessoas com deficiência em zonas de normalidade. Assim, as políticas de inclusão, articuladas a essa racionalidade, investem em capacidades, e não só na marcação das deficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Frohlich, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Supervisora local de Estágio da Pedagogia na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde - CURES / UNIVATES. Tutora EaD dos cursos de Licenciatura - modalidade à distância - UNVATES.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

Frohlich, R. (2018). PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO DA DEFICIÊNCIA: DA CORREÇÃO AO INVESTIMENTO NA APRENDIZAGEM. Reflexão E Ação, 26(3), 68-81. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12400

Edição

Seção

Dossiê Temático: 10anos PPGEDU UNISC