PORTAS FECHADAS NO MEIO ABERTO: EDUCAÇÃO DE JOVENS COM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Bruna Rossi Koerich Centro de Promoção da Criança e do Adolescente
  • Alex da Silva Vidal Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12628

Palavras-chave:

Medidas Socioeducativas, Estigma, Juventude, Educação.

Resumo

Este artigo busca investigar de que forma se apresentam os desafios para a continuidade da trajetória escolar de jovens em cumprimento de medida socioeducativa no meio aberto, entendida como um fator de restrição de liberdade. Utiliza-se, como fonte de dados, relatos de acompanhamento realizados com jovens em duas unidades de execução de medidas de prestação de serviços à comunidade. Os relatos foram analisados à luz das discussões sobre estigma social, especialmente nos referenciais de Goffman, Elias, Scotson e Foucault. A análise dos relatos sugere que as portas da educação escolar fecham para aqueles jovens que carregam consigo a marca da infração juvenil, mesmo no meio aberto.

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Biografia do Autor

Bruna Rossi Koerich, Centro de Promoção da Criança e do Adolescente

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ; Mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora da Casa da Juventude Mathias Velho e Harmonia no município de Canoas/RS (2014-2017). Atualmente é coordenadora do Centro de Juventude Lomba do Pinheiro do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) do Estado do Rio Grande do Sul. Compõe a Frente de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil do Município de Porto Alegre. Integrante do Idades - Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia.Tem pesquisado sobre os seguintes temas: Políticas Públicas para a Juventude; Trajetórias Juvenis; Medidas Socioeducativas de Meio Aberto; Projetos de futuro. Já pesquisou temas como: Protagonismo juvenil; Trajetórias Familiares de Trabalho; Relações de Gênero no Mundo do Trabalho

Alex da Silva Vidal, Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação

Historiador, Mestre e Doutorando em Educação (UFRGS), Bolsista da CAPES; Atua no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC/UFRGS) desde 2010; Integrante do Programa Interdepartamental de Práticas com Adolescentes em Conflito com a Lei (PIPA/UFRGS) e do CIESS (Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação), Órgão Auxiliar da Faculdade de Educação (UFRGS);

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Rossi Koerich, B., & da Silva Vidal, A. (2019). PORTAS FECHADAS NO MEIO ABERTO: EDUCAÇÃO DE JOVENS COM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE. Reflexão E Ação, 27(2), 77-94. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12628

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Privação de Liberdade