PUERTAS CERRADAS EN EL MEDIO ABIERTO: EDUCACIÓN DE JÓVENES CON RESTRICCIÓN DE LIBERTAD

Autores/as

  • Bruna Rossi Koerich Centro de Promoção da Criança e do Adolescente
  • Alex da Silva Vidal Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12628

Palabras clave:

Medidas Socioeducativas, Estigma, Juventud, Educación.

Resumen

Este artículo busca investigar de qué forma se presentan los desafíos para la continuidad de la trayectoria escolar de jóvenes en cumplimiento de medida socioeducativa en el medio abierto, entendida como un factor de restricción de libertad. Se utiliza como fuente de datos relatos de seguimiento realizados con jóvenes en dos unidades de ejecución de medidas de prestación de servicios a la comunidad.Los relatos fueron analizados a la luz de las discusiones sobre estigma social, especialmente en los referentes de Goffman, Elias, Scotson y Foucault. El análisis de los relatos sugiere que las puertas de la educación escolar cierran para aquellos jóvenes que llevan consigo la marca de la infracción juvenil, incluso en el medio abierto.

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Biografía del autor/a

Bruna Rossi Koerich, Centro de Promoção da Criança e do Adolescente

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ; Mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora da Casa da Juventude Mathias Velho e Harmonia no município de Canoas/RS (2014-2017). Atualmente é coordenadora do Centro de Juventude Lomba do Pinheiro do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) do Estado do Rio Grande do Sul. Compõe a Frente de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil do Município de Porto Alegre. Integrante do Idades - Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia.Tem pesquisado sobre os seguintes temas: Políticas Públicas para a Juventude; Trajetórias Juvenis; Medidas Socioeducativas de Meio Aberto; Projetos de futuro. Já pesquisou temas como: Protagonismo juvenil; Trajetórias Familiares de Trabalho; Relações de Gênero no Mundo do Trabalho

Alex da Silva Vidal, Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação

Historiador, Mestre e Doutorando em Educação (UFRGS), Bolsista da CAPES; Atua no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC/UFRGS) desde 2010; Integrante do Programa Interdepartamental de Práticas com Adolescentes em Conflito com a Lei (PIPA/UFRGS) e do CIESS (Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação), Órgão Auxiliar da Faculdade de Educação (UFRGS);

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Publicado

2019-05-01

Cómo citar

Rossi Koerich, B., & da Silva Vidal, A. (2019). PUERTAS CERRADAS EN EL MEDIO ABIERTO: EDUCACIÓN DE JÓVENES CON RESTRICCIÓN DE LIBERTAD. Reflexão E Ação, 27(2), 77-94. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12628

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Privação de Liberdade