METODOLOGIAS DE PESQUISAS COM CRIANÇAS

Autores

  • Altino José Martins Filho
  • Maria Carmem Silveira Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v18i2.1496

Resumo

Este artigo diz respeito às escolhas teórico-metodológicas que procuram valorizar e tomar as crianças como sujeitos privilegiados nas pesquisas sobre a infância e a sua educação. A pretensão é abrir caminhos promissores na definição da participação das crianças pequenas nas pesquisas. O estudo demonstrou as polêmicas que geram controvérsias à participação das crianças nas pesquisas; evidencia-se que o crescimento de pesquisas com crianças aumentou a produção de conhecimentos sobre as infâncias, bem como o interesse em desenvolver metodologias e procedimentos não convencionais de pesquisas que qualifiquem as vozes das crianças. Palavras-chave: Metodologia; crianças; pesquisa.

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Publicado

2010-07-05

Como Citar

Martins Filho, A. J., & Silveira Barbosa, M. C. (2010). METODOLOGIAS DE PESQUISAS COM CRIANÇAS. Reflexão E Ação, 18(2), 08-28. https://doi.org/10.17058/rea.v18i2.1496